A sustentabilidade na Nutrição Oncológica começa muito antes da prescrição — começa no Sistema Alimentar.
Modelos baseados em monoculturas, degradação ambiental e ultraprocessados enriquecidos de aditivos químicos, e de baixo custo, criam condições que aumentam o risco de desenvolvimento de diversas doenças, tais como o câncer, além de ampliar as desigualdades, especialmente entre populações mais vulneráveis do ponto de vista socioeconômico.
Diretrizes elaboradas por duas das principais entidades de Pesquisa em Câncer: World Cancer Research Fund (WCRF) e American Institute for Cancer Research (AICR) reforçam que padrões alimentares baseados no consumo de frutas, hortaliças, leguminosas e grãos integrais contribuem para a redução do risco para o desenvolvimento do câncer, quando associados ao acesso facilitado a tais alimentos com custo mais acessível, em conjunto com Políticas Públicas que sustentem tais escolhas e facilitem o acesso à informação por parte das populações mais vulneráveis.
Vale mencionar que ações sustentáveis estão atreladas a questão de equidade e está atrelada a fatores como: solo saudável, agricultura familiar fortalecida, uso seguro de insumos e educação alimentar contextualizada. No tratamento oncológico, a relação entre sustentabilidade e nutrição oncológica, se baseia na promoção de escolhas compatíveis com o território, com o objetivo de priorizar alimentos locais, reduzir o desperdício e apoiar sistemas produtivos responsáveis para plantio e colheita dos alimentos.
A ABNO defende uma Nutrição Oncológica que una ciência, justiça social e compromisso ambiental!
Referências:
FAO; IFAD; UNICEF; WFP; WHO. The State of Food Security and Nutrition in the World (SOFI). Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations, edição anual. Disponível em: https://www.fao.org/publications/sofi. Acesso em: 2 dez. 2025.
CARNEIRO, F. F. et al.. Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. 1. parte. Rio de Janeiro: ABRASCO, abr. 2012. 98 p. Disponível em: https://abrasco.org.br/UserFiles/File/ABRASCODIVULGA/2012/DossieAGT.pdf. Acesso em: 2 dez. 2025.
Front Microbiol. 2024 Mar 25;15:1347745. doi: 10.3389/fmicb.2024.1347745.
WCRF/AICR – Diet, Nutrition, Physical Activity and Cancer: A Global Perspective. Continuous Update Project Expert Report. 2018